
Olá a todos, esse é meu primeiro post aqui no Mestre Android (o primeiro de muitos espero), este será um post técnico sobre um assunto que eu a um tempo atrás tive tive problemas em achar conteúdo, por isso espero que seja útil.
Para quem nunca ouviu falar do termo, “Game Engine” são bilbiotecas utilizadas para auxiliar no desenvolvimento de jogos. Em nosso caso, engines específicas para o desenvolvimento de jogos em Android. Se você estiver pensando em desenvolver um game, segue uma lista de opções existentes (algumas pagas, outras free e outras opensource):
Engine criada pela Ansca, que garante compilar jogos tanto para Android quanto para IOs com o mesmo código fonte, sua licença é paga.
Nada mais que o porte da já conhecida (pelo menos por desenvolvedores IOs) Cocos2D, open source, no entanto sua comunidade anda um pouco parada.
Permite a criação de jogos 2D ou 3D em múltiplas plataformas, no entanto, sua licença é paga, pode ser utilizada para o desenvolvimento em Windows, Mac, e IOs.
Voltada para o desenvolvimento de jogos 2D tanto para Android quanto para IOS, utiliza linguagem de scripts para a criação da lógica do jogo, quase toda desenvolvida utilizando C++, é um projeto open source.
A jMonkey é uma engine Java puro, seu projeto teve início antes mesmo do Android surgir, e agora possui suporte a plataforma, é voltada para o desenvolvimento de jogos 3D, open source.
Engine multi-plataforma para o desenvolvimento de jogos 2D e 3D escrita em Java/C/C++ e open source.
Engine para desenvolvimento 2D desenvolvida exclusivamente para Android, licença free.
Engine para criação de jogos 2D totalmente desenvolvida em Java, open source.
Engine para criação de jogos 2D , open source.
Engine multi-plataforma (Windows, Linux e Android) para desenvolvimento 3D, open source.
Engine com recursos para a criação de jogos multplayer cliente/servidor, open source.
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