É lógico que é importante configurar a câmera corretamente para bater as suas fotos, porém o Photoshop (ou outro editor de imagens de sua preferência) é uma ferramenta poderosa para transformar uma imagem bonita em uma fotografia sensacional.
Veja nesta seleção alguns efeitos rápidos de serem criados que podem dar uma nova cara para a sua imagem. Tudo o que você precisa é de fotos compatíveis com cada um deles e de um bocado de criatividade.
Preto e branco com contraste alto

Com o contraste aumentado, as fotos em preto e branco ficam mais marcantes. (Fonte da imagem:Ana Nemes/Tecmundo)
Veja a fotografia acima. Ela não parece uma simples imagem em preto e branco, não é mesmo? O segredo é simples: contraste. Quando você usa o ajuste de saturação para tirar toda a cor da foto, ela nem sempre fica muito bonita — o mesmo acontece quando você já captura a cena em preto e branco.
Porém, experimente mexer com o contraste posteriormente para ver a mudança! Para melhores resultados, configure o contraste a partir dos níveis, assim você pode ajustar as sombras e áreas iluminadas separadamente.

Granulado combina com o auto contraste no preto e branco. (Fonte da imagem: Ana Nemes/Tecmundo)
O resultado é um preto e branco sofisticado, muito mais interessante do que uma imagem que simplesmente não tem cores. Se a sua foto estiver granulada por falta de iluminação, o preto e branco dá um ar ainda mais profundo, como a foto acima, que foi tirada em um teatro com uma lente escura e, portanto, apresentou granulação.
O resultado é um preto e branco sofisticado, muito mais interessante do que uma imagem que simplesmente não tem cores. Se a sua foto estiver granulada por falta de iluminação, o preto e branco dá um ar ainda mais profundo, como a foto acima, que foi tirada em um teatro com uma lente escura e, portanto, apresentou granulação.
Contraste estourado

Maquiagem forte combina bastante com o contraste estourado. (Fonte da imagem: Ana Nemes/Tecmundo)
De preferência use o ajuste de níveis do Photoshop para aumentar o contraste das fotos, e não a própria ferramenta de contraste. O motivo disso é que, quando você mexe nos níveis, é possível configurar as áreas claras e as sombras separadamente, e o resultado é melhor.
Com esse ajuste, as cores tendem a ficar bastante vibrantes, mas você pode mexer nisso diminuindo levemente a saturação, para não deixar a fotografia berrante demais. Fotos com o contraste aumentado ficam com um ar mais “urbano” e são ótimas para ensaios de modelos ao ar livre.
Filtros retrô

Filtros de cor, bokeh, contraste baixo e uma dose de criatividade criam imagens assim. (Fonte da imagem: Bethan Phillips)
Essa técnica é a queridinha dos fotógrafos atualmente, e não é para menos: as imagens com um ar retrô ficam realmente lindas! De novo, nem todas as fotos combinam com esse tipo de filtro, portanto é importante conhecer bem o efeito e saber em que momento aplicar.
Para dar esse ar retrô você pode brincar com as misturas de cores da foto, diminuir o contraste e a saturação e abusar do bokeh. Uma dica é criar uma nova camada, preenchê-la com uma cor, como o verde ou rosa claro, e então tirar a opacidade dela para que fique como um filtro sobre a imagem.

Varie entre tons frios ou quentes para criar a atmosfera da sua imagem (Fonte da imagem: Bethan Phillips)
Existem diversos programas que aplicam filtros assim instantaneamente, sendo o mais famoso o Instagram. O Pixlr-o-matic possui dezenas de opções de efeitos e pode ser acessado diretamente no navegador. Além desses, o antigo Picnik agora está no Google+: vá até o seu álbum, abra uma foto e clique em “Edit Photo”.
Saturação extrema
Em alguns casos, a saturação pode ser aumentada até que as cores se tornem muito mais vibrantes do que são na realidade, formando fotos muito interessantes. O segredo aqui é não usar imagens de pessoas, já que a cor da pele, quando distorcida, não apresenta resultados muito bons.

Quer chamar atenção para a sua foto? Esse pode ser um ótimo meio de fazer isso. (Fonte da imagem:Ana Nemes/Tecmundo)
Se você aumentar demais a saturação, as cores vão “desandar” — isto é, pixels aleatórios começam a mudar de cor de uma maneira bizarra. Para evitar isso, aumente a saturação levemente e controle a cor usando o contraste e brilho.
Vinheta e granulado
Esses dois efeitos não precisam estar juntos, porém o seu efeito quando aplicados na mesma foto é simplesmente sensacional. A vinheta é aquela área mais escura ao redor das fotografias, que caracteriza uma imagem mais antiga.

O granulado combina com as bordas mais escuras da vinheta. (Fonte da imagem: Ana Nemes/Tecmundo)
O granulado também tem essa característica de dar um ar antigo à foto, e combina muito com as sombras causadas pela vinheta. Para criar o efeito exatamente como você está vendo na foto acima, use o editor integrado ao Google+ — o antigo Picnik — e selecione o filtro “Holga-ish”, retirando um pouco da opacidade para mostrar as cores.
Origem: http://www.tecmundo.com.br/edicao-de-imagens/26260-fotografia-6-tecnicas-de-edicao-simples-que-resultam-em-otimas-imagens.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário