terça-feira, 1 de abril de 2025

Resumo

 Fator de corte.

Uma boa imagem pode perder a sua força ou ganhar mais consistência desde que o fotógrafo saiba como manipular o seu corte.

Eu considero o corte como lapidar uma jóia. Se você não sabe com fazer, fatalmente vai deixar um o resultado uma lástima.

O fotógrafo é um manipulador.

Independente do que se diz, todo fotógrafo distorce a realizade. Ele mostra uma realidade que ele viu pelo visor e muitas vezes essa verdade é uma mínima parte de um contexto mais complexo.

O que se vê hoje é uma profusão de "por favor avaliem minha foto". Este é um procedimento extramente chato pq o avaliado quer ouvir um elogio. E quando uma crítica aparece, a pessoa se dói toda e nem sequer vê a intenção do comentário.

Será que os grandes mestre pediam pra neguinho leigo avaliar seus trabalhos ? Pense nisso na próxima vez que for fazer um pedido destes.

Peito, bunda entre outros detalhes eróticos... o que se vê são fotografos querendo ser J.R. Duran. Muitos usam este subterfúgio para tirar um proveito sexual da imagem.

O fotógrafo tem o limite de "namorar à moda antiga" a imagem que vai ser capturada. Flertar, olhar nos olhos e ir embora! Se ele quer mais que isso, melhor largar mão de fotografia e aprender outro ofício.

Criar uma assinatura

Grandes fotógrafos são reconhecidos porque conseguem imprimir a sua 'assinatura' nas imagens. 

Depois de um tempo de observação e estudo, é fácil descobrir! Uma assinatura é a forma de composição sempre presente, com a mesma posição da modelo, misturada com a colocação das luzes do mesmo jeito.

O que me deixa intrigado é a futilidades das pessoas em gastar alguns milhares de moedas para a compra do equipamento XPTO de ponta e só param pra pensar em como realmente fotografar depois que o briquedo novo chega.

Fotógrafo que é fotógrafo não usa a máquina como muleta. Ele faz imagens até com lata de Nescau.

Entendo que existam pessoas especializadas em fotos de animais. O que não entendo é a mesmisse que essas fotos tem em comum e o orgulho do autor em ter conseguido uma imagem maravilhosa (sic!) que ele mesmo fez.

É bem fácil negociar fotos de animais, afinal eles não se incomodam com a lente na cara e nem vão nos processar.

Se você gosta de fotografar bichos, muito bem! Só não venha me pedir pra comentá-la, porque se for ruim... 

A composição fotográfica vem da nossa experiência. Se você é um indivíduo que nunca saiu de dentro da sua casa, certamente fará imagens de xícaras, sofá, periquitos e quando muito, fotografará a TV da sua casa para 'conhecer outros lugares'.

Mais um blog de fotografia! Este será o foco dos assuntos abordados daqui para adiante.

O nome Remela Digital vem de uma idéia antiga. A remela é uma parte pouco reconhecida do olho e que tem a importância de deixar a visão melhor. E esta é a proposta deste material. 

Foco e Proposta definidos, vamos as considerações.

Se você pretende ver matérias sobre tecnicidades, peço gentilmente que busque outros lugares. Aqui falaremos de composições, inspirações, aspirações e outros "ções" fotográficos.

Usaremos fotos de outras pessoas para avaliação e se você for um dessas avaliadas, compreenda que não quero destruir o seu trabalho! Como uma remela, vou ser nojento e asqueroso, mas a intenção é deixar você sem as impurezas da visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário